A sol promove uma sensação de bem-estar e estimula a produção de vitamina D, no entanto, também pode ser prejudicial, na medida em que uma exposição excessiva ou desadequada poderá ter consequências graves, nomeadamente queimadura solar, envelhecimento prematuro da pele, reações de fotossensibilidade e cancro da pele.

 

A luz solar promove uma sensação de bem-estar, estimula a produção de vitamina D e ajuda a controlar algumas doenças crónicas da pele, como a psoríase.

No entanto, da mesma forma que tem efeitos benéficos, pode também ser prejudicial, na medida em que uma exposição excessiva ou desadequada poderá ter consequências graves, nomeadamente queimadura solar, envelhecimento prematuro da pele, reações de fotossensibilidade e cancro da pele.

Neste sentido, as preocupações com a exposição solar não devem estar presentes apenas na praia, mas sim em qualquer atividade ao ar livre, tendo sempre em mente que esta exposição é menos prejudicial no início da manhã e final da tarde, pela inclinação dos raios solares quando atravessam a atmosfera. Os valores da radiação ultravioleta (UV) variam não só ao longo do dia mas também com a localização e estação do ano.

O índice ultravioleta (IUV) pode ser consultado na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e varia entre menor que 2 (IUV baixo) e superior a 11 (IUV extremo). Os valores médios do UV para a latitude de Portugal enquadram-se, para o período compreendido entre os meses de Outubro e Abril, entre 3 e 6 (Moderado com possibilidade de Alto) e, entre 9 e 10 (Muito Alto) para o período compreendido entre Maio e Setembro. A utilização de protetores solares é recomendada para valores iguais ou superiores a 3.

Sabe-se também que a sensibilidade à luz solar varia de acordo com a quantidade de melanina existente na pele. Isto quer dizer que pessoas com cabelo e pele claras, olhos de cor clara e/ou com muitos sinais ou sardas, têm menos proteção natural em relação à radiação UV e maior risco de desenvolverem queimaduras e/ou cancro da pele. Pessoas de pele mais escura têm mais melanina e, portanto, possuem mais alguma proteção contra a radiação UV mas são também vulneráveis aos efeitos nocivos do sol.

Para disfrutar do sol de uma forma segura é fundamental conhecer os cuidados a ter:

Disfrute do sol de uma forma segura, protegendo a sua pele e mantendo-se saudável!!