|
|
VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

Viscossuplementação

A artrose da anca é uma doença de alta prevalência na população portuguesa, com impacto significativo sobre a funcionalidade e qualidade de vida dos doentes.

Existem várias opções disponíveis para o tratamento da osteoartrose da anca, mas a prótese total acaba por ser, frequentemente, a única solução para o controlo da dor e recuperação da funcionalidade e qualidade de vida dos doentes.

Uma alternativa para o tratamento cirúrgico da artrose da anca é a viscossuplementação com ácido hialurónico guiada por ecografia.

O ácido hialurónico é um componente importante do líquido sinovial e da cartilagem. Pensa-se que tem um efeito protetor na cartilagem articular e nas superfícies dos tecidos moles das articulações, atuando como um lubrificante e conferindo propriedades viscoelásticas à articulação. Estudos recentes mostraram que a injeção de viscossuplementação nas articulações artrósicas poderia ser um método alternativo e eficaz para aliviar os sintomas e restabelecer as propriedades biológicas do ácido hialurónico normal.