Plasma rico em plaquetas (PRP)
O ácido hialurónico (AH) é uma substância, naturalmente presente no corpo, e que atua como lubrificante e amortecedor nas articulações. As injeções de ácido hialurónico são usadas para restaurar a lubrificação nas articulações afetadas pela artrose, reduzindo a dor, melhorando a mobilidade e protegendo os ossos do desgaste adicional.
Este tratamento é ideal para pessoas com artrose leve a moderada que não obtiveram alívio suficiente com exercício, perda de peso e fisioterapia. Também é uma boa alternativa para aqueles que querem evitar medicação ou procedimentos mais invasivos como a substituição articular.
O AH é indicado para o tratamento da osteoartrose, que se caracteriza pela degeneração da cartilagem e disfunção sinovial, resultando em dor articular e rigidez. O AH, produzido de forma natural pelo nosso corpo, atua como um lubrificante para as articulações, à semelhança do produto amplamente conhecido como “WD-40”. As injeções de AH pretendem restaurar o líquido e a lubrificação, entretanto diminuídos nas situações de artrose, ajudando desta forma a melhorar a mobilidade das articulações e a reduzir a dor, constituindo-se como uma alternativa eficaz e minimamente invasiva.
As injeções de AH oferecem uma forma segura, eficaz e minimamente invasiva no tratamento da osteoartrose, mas não são adequadas para todos os doentes. São indicadas para pessoas com osteoartrose ligeira a moderada e que não obtiveram resultados satisfatórios com outras medidas terapêuticas, nomeadamente medicação, perda de peso e fisioterapia. Também são uma boa opção para os que não consideram avançar para procedimentos mais invasivos, designadamente cirúrgicos.
Após consulta com o seu médico especialista, e de forma a obter ótimos resultados, pode ser necessário um tratamento com mais de uma injeção de AH. Imediatamente após a realização do tratamento, poderá retomar a sua rotina diária, sendo aconselhados apenas alguns cuidados: deve evitar ficar de pé por longos períodos, correr, levantar objetos pesados e outras atividades que exijam peso sobre as articulações, durante cerca de dois dias. No que diz respeito a efeitos secundários, pode esperar uma leve rigidez e desconforto, que devem desaparecer rapidamente; pode gerir estes sintomas aplicando gelo na área e evitando atividades físicas de carga excessivas. A maioria dos doentes relata um alívio máximo, entre 4 a 6 semanas após a conclusão do tratamento, com um benefício sustentado até aos 12 meses, aproximadamente