Plasma rico em plaquetas (PRP)
BMC ou concentrado de medula óssea (Bone Marrow Concentrate, em inglês), é um tratamento inovador no campo da Medicina Regenerativa. Este procedimento utiliza células mesenquimais e outros componentes bioativos, presentes na medula óssea, para promover a cura e a regeneração de tecidos danificados.
O tratamento com células mesenquimais da medula óssea é uma abordagem não cirúrgica e minimamente invasiva. Esta técnica utiliza proteínas naturais que podem reduzir a inflamação e a dor. As células são obtidas do próprio corpo do doente e concentradas através de um processo de centrifugação, eliminando os componentes indesejados do sangue.
Estas células concentradas são injetadas nos tecidos lesionados, podendo ser orientados por imagem, nomeadamente, ecografia ou raios-x. Podem ser abordadas várias áreas dentro de uma região específica.
As células sanguíneas, que atuam como “paramédicos móveis”, são, naturalmente, produzidas pelo seu corpo para curar lesões e reparar tecidos danificados. Imediatamente após uma lesão, células sinalizadoras são libertadas dos vasos sanguíneos e migram para a área lesionada para iniciar o processo de cura. Contudo, o organismo nem sempre consegue ser totalmente eficaz neste processo, o que pode resultar em dor crónica, inflamação e limitação funcional.
Após uma consulta com a nossa equipa de especialistas, é elaborado um plano individualizado que pode incluir o tratamento com células de medula óssea (BMC). Após o tratamento, segue-se um programa de reabilitação personalizado, adaptado às suas necessidades, para maximizar os resultados e restaurar a função.
Os tratamentos com células da medula óssea são realizados em várias etapas para garantir a máxima eficácia e conforto.
Etapas do tratamento
Recomendações pós-tratamento
Consulta de Seguimento
Cerca de seis semanas após o procedimento, agendamos uma consulta de seguimento. Nesta visita, pode ser realizada uma injeção de reforço com plasma rico em plaquetas (PRP) para potenciar os benefícios do tratamento inicial.
O tratamento com células da medula óssea é uma abordagem promissora para várias patologias ortopédicas. Doentes com história prévia de linfoma, leucemia, e outras doenças sanguíneas, não são candidatos a priori para este tipo de tratamento. Durante a sua consulta inicial, a nossa equipa de especialistas analisará o seu histórico médico e as suas doenças do aparelho locomotor para ajuda-lo a determinar se este tratamento é adequado para o seu caso.